5 Dicas Para Convencer a Liderança a Investir em Treinamentos

Convencer a liderança sobre a investir em treinamentos pode ser um...
investir em treinamentos

A educação corporativa é fundamental para o crescimento e desenvolvimento de qualquer empresa. No entanto, nem sempre é fácil conseguir verba para investir em treinamentos. Convencer a liderança sobre a importância dessas capacitações pode ser um desafio, mas com uma abordagem estratégica e embasada, é possível obter resultados positivos.

Neste artigo, apresentaremos cinco dicas para ajudá-lo a convencer a liderança a investir em treinamentos.

Etapas de implementação com os valores e objetivos da empresa

Antes de iniciar qualquer conversa com a liderança, é imprescindível conhecer e compreender os valores, objetivos e estratégias da empresa. Dessa forma, será possível alinhar as etapas de implementação dos treinamentos aos propósitos organizacionais, mostrando como eles contribuem para o sucesso da empresa.

Demonstre os benefícios dos treinamentos

Destaque os benefícios tangíveis que investir em treinamentos trarão para a empresa. Mostre como eles podem melhorar a eficiência dos processos, aumentar a produtividade dos funcionários, incentivar a inovação no ambiente de trabalho, reduzir custos e trazer resultados financeiros.

Além disso, ressalte que o investimento em treinamentos é uma estratégia de retenção de talentos, uma vez que os colaboradores se sentirão valorizados e terão mais oportunidades de crescimento e desenvolvimento profissional dentro da organização.

Mostre as métricas para calcular os resultados

Uma maneira direta e eficaz de demonstrar o impacto do investimento nos resultados da empresa é através do cálculo do ROI, que significa Retorno sobre Investimento. Este processo começa com a identificação dos custos, e em seguida, a avaliação dos benefícios que pode ser mais desafiadora.

Alguns dos principais benefícios de investir em treinamentos incluem o aumento das vendas e da produtividade, a redução do turnover, economias gerais, entre outros.

É crucial planejar esses indicadores de treinamento com antecedência e alinhá-los aos objetivos do projeto. Após isso, basta dividir o benefício líquido pelo custo para calcular o ROI. Mesmo que o cálculo não seja absolutamente preciso, ele desempenha um papel fundamental na avaliação do retorno do investimento.

O ROI é a métrica mais confiável para avaliar os seus resultados.A E.CO Educação Corporativa oferece um painel completo com todas as informações referentes as atividades dos usuários relacionadas aos cursos, o que auxilia o time de RH a medir e demonstrar os resultados do investimento em T&D. Realize uma demonstração gratuita!

Aponte os riscos de não investir em treinamentos

Além de evidenciar os benefícios, é importante também apontar os riscos inerentes à falta de investimento em treinamentos. Explique que a falta de capacitação e desenvolvimento pode levar à estagnação da empresa, tornando-a menos competitiva no mercado. Além disso, a ausência de treinamentos pode gerar desmotivação e insatisfação dos colaboradores, resultando em altos índices de turnover, redução da qualidade dos serviços prestados e custos desnecessários.

Mostre exemplos de sucesso

Apresente cases de sucesso de empresas que investiram em educação corporativa e obtiveram resultados positivos. Isso ajudará a liderança a visualizar o potencial impacto das capacitações na melhoria do desempenho e nos resultados organizacionais. Acredite, experiências reais têm um poder persuasivo maior do que apenas teorias e conjecturas.

Apresente opções de treinamento

Ofereça uma variedade de opções de treinamento que sejam adequadas às necessidades da empresa. Explique que é possível encontrar opções que se encaixem no orçamento disponível, como uma plataforma online, workshops internos ou parcerias com instituições educacionais. Mostrar flexibilidade nas opções de treinamento pode ajudar a convencer a liderança a investir na capacitação dos colaboradores.

Conclusão

Em resumo, convencer a liderança a investir em treinamentos pode ser uma tarefa desafiadora, mas com uma abordagem estratégica e baseada em fatos, é possível alcançar êxito nessa empreitada.

Ao conhecer e alinhar as etapas de implementação com os valores e objetivos da empresa, embasar sua argumentação com dados e estatísticas relevantes, demonstrar os benefícios dos treinamentos e apresentar exemplos de sucesso, você estará um passo mais próximo de obter a verba necessária.

Lembre-se de ressaltar a importância de investir no desenvolvimento dos colaboradores para alcançar uma vantagem competitiva no mercado.

Gostou deste artigo? Conheça soluções de treinamento e desenvolvimento, conheça todas as funcionalidades que sua empresa precisa em nossa plataforma.

Você também pode se interessar por:
squads
Segundo um estudo da McKinsey, empresas que adotam métodos ágeis, como squads, têm 60%...
tecnologias IA
A era digital trouxe inovações, mas poucas tecnologias são tão transformadoras quanto a IA,...

Demonstração para você de RH

Insira suas informações abaixo, faça uma demonstração guiada e teste grátis.

Conte com o apoio do maior grupo educacional do Brasil

Obrigado, nossa equipe irá entrar em contato o mais breve possível.